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segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O que é Segurança do Trabalho?

Data: 07/11/2011 / Fonte: Revista GF - revista proteção
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) informa em seu site que o objetivo do Programa Segurança e Saúde no Trabalho é "proteger a vida, promover a segurança e saúde do trabalhador". Em nosso país, a legislação da Segurança do Trabalho é composta pelas Normas Regulamentadoras, conhecidas como NRs, além de leis complementares, como portarias e decretos.

Se é lei, todos sabem: deve ser seguida obrigatoriamente por todas as empresas, não importa o tamanho: vale para qualquer estabelecimento que possua a partir de um funcionário registrado. Mas seguir leis pela pura obrigação revela-se, na maioria das vezes, algo incômodo e ineficiente. É assim que muitas empresas enxergam essa área: como um "peso" que precisa ser carregado.

Entretanto, ao analisar o tema com um pouco mais de atenção, podemos perceber que sua relevância vai muito além de estar em dia com seus deveres legais. "Quando se fala em segurança do trabalho, a primeira coisa em que se deve pensar é na saúde do trabalhador. Costumo dizer que a nossa função é cuidar da vida das pessoas. Proteger o trabalhador vai trazer mais qualidade de vida e ele vai conseguir produzir mais. É uma cadeia que melhora as atividades para a empresa também." Quem define é Daniela de Almeida, engenheira de segurança do trabalho, responsável pelo Grupo Maxipas, que atua com assessoria de segurança e medicina do trabalho para todo o país.

Quando há essa conscientização, fica fácil entender por que garantir a segurança de todos dentro da sua empresa não é um gasto e sim um investimento importante para preservar não só o bem-estar dos funcionários, mas também o bom e regular funcionamento de todos os setores.

Para promover um ambiente seguro, algumas etapas básicas devem ser seguidas, como enumera Fábio Knopp, médico do trabalho e coordenador do PCMSO (Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional) da Ativamed e Exclusivamed, na região de Curitiba (PR): "Primeiro é feito todo o levantamento de riscos a que o funcionário está exposto. A partir dessa informação, o objetivo é tentar protegê-lo da melhor forma possível, com equipamentos de proteção individual ou coletivo, baseados exclusivamente nos riscos levantados, que variam de acordo com a função do trabalhador. Os exames que são feitos servem para ver como o funcionário entra, como ele está durante o período em que está trabalhando e como está quando futuramente vier a sair da empresa".

Tudo isso é implantado nas empresas por meio de programas específicos e obrigatórios determinados pela legislação. Os principais são o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e o PCMSO. Almeida decifra o significado de tantas siglas: "O PPRA é o programa que diz quais riscos há dentro da empresa e o que é necessário fazer para minimizar esses riscos. Depois, com o PCMSO, são realizados exames médicos para controlar aqueles riscos. Por exemplo, se foi verificado um ruído que pode ser prejudicial à audição do funcionário, o médico vai solicitar uma audiometria para controlar. Uma ação é sempre ligada com a outra. Tudo para melhorar a qualidade de vida e saúde dos trabalhadores dentro da empresa".

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